Segunda Guerra Mundial: Um dos conflitos mais emblemáticos de toda a Humanidade

Segunda Guerra Mundial – Um dos conflitos mais emblemáticos de toda a humanidade

Foto em preto e branco de soldados marchando em formação militar durante a Segunda Guerra Mundial.
Soldados Marchando

“Uma cortina de ferro desceu sobre o continente” – Ressaltou o Primeiro Ministro da Inglaterra Winston Churchill em 1946 em seu discurso nos EUA.

A Segunda Guerra Mundial datada entre 1 de Setembro de 1939 até 2 de Setembro de 1945, foi um dos maiores conflitos militares e posteriormente ideológico, colocando em combate os Estados totalitários (Fascismo e Nazismo) e a política socialista da URSS (União das Repúblicas Socialista Soviética). Esta Guerra totalizou 60 milhões de mortes, nos quais 20 milhões eram russos e 6 milhões judeus. No término da Guerra os Estados Unidos foi o país que mais se beneficiou com toda esta tragédia, se tornando assim a grande potência capitalista.

Causas:

1. A Primeira Guerra terminou mal: o término da Primeira Guerra Mundial deixou a Alemanha em uma profunda crise, pois retirou deles o poder militar e territorial, deixando assim o Estado em calamidade. Isso ocorreu por conta do Tratado de Versalhes (tratado de Paz) assinado pelas potências europeias em 1919, no Palácio de Versalhes. 


2. Liga das Nações: foi basicamente um acordo de paz selado entre os países pós Primeira Guerra. Com a ascensão de Adolf Hitler no Partido Nazista em 1933, ele retirou a Alemanha desse acordo com um sentimento de revanchismo. Anos depois, teve o início da Guerra. 


3. Crise de 29: a crise de 1929, conhecida também como a Grande Depressão, Crise do Capitalismo ou como a queda da bolsa de valores de Nova Iorque, afetou principalmente o Estado norte americano, que no qual necessitou de uma mudança do modelo econômico, passando de Liberalismo para Keynesianismo, na famosa política do New Deal. 


4. Revolução Russa: essa Revolução findou o Estado Monárquico russo iniciando um Estado Socialista, no qual viria a defrontar diretamente os Estados totalitários. 


5. Ascensão do Fascismo e Nazismo: com a evolução do socialismo na Rússia, ascenderam alguns partidos totalitários no Estado europeu, sendo Fascismo na Itália de Benito Mussolini e o Nazismo que surgiu em 1920 com o objetivo de reconstruir a Alemanha. Tal objetivo foi alcançado principalmente no governo de Adolf Hitler (1933-1945), porém eles utilizariam artefatos que ficariam marcados na história.

O estopim para o início da Guerra:

Como já foi mencionado, a ascensão de partidos como o Nazismo se volta mediante a uma crise estatal e na Alemanha não foi diferente. Eles estavam politicamente e economicamente debilitados muito em consequência da Primeira Guerra. A ascensão do partido nazista foi em 1920, porém somente em 1933 Hitler assumiu como líder sendo eleito democraticamente. Em 1935 sancionou a Lei de Nuremberg sendo um conjunto de leis antissemitas, a partir de então começou a segregação de judeus, ciganos e homossexuais aplicando para estes uma política rigorosa. Para os nazistas somente a raça ariana era superior. Com a ascensão de Hitler se inicia na Alemanha as chamadas “guerras relâmpagos”, no qual Hitler foi conquistando partes da Europa de maneira rápida. Ele já tinha feito um acordo com o Japão e um pacto de não agressão a União Soviética. França avisou que se o exército alemão atacasse algum outro país, eles iriam declarar guerra contra eles, e não foi diferente, então no dia 1 de Setembro de 1939 Hitler atacou a Polônia (país que mais possuía judeus) dando assim início a Segunda Guerra Mundial.

Síntese da Segunda Guerra Mundial:

No início a Alemanha estava conquistando territórios importantes na Europa, porém quando decidiu atacar a Inglaterra, começou a se complicar. A Inglaterra é uma ilha que fica ao norte da Europa, sendo assim os alemães tiverem que utilizar aviões para atacar o seu oponente, com isso a Inglaterra começou a bombardear Berlim, sendo este o primeiro ataque que a Alemanha viria a receber.
Dessa forma a Inglaterra se aliou a França no combate ao nazismo. Os alemães já tinham formado o Eixo (Itália, Alemanha e Japão), e os japoneses estavam bombardeando as ilhas no Pacífico. Desta maneira, em 1941 o Japão fez um ataque a Pearl Harbor (base naval norte americana) destruindo e matando militares americanos, sendo esse o estopim para os Estados Unidos entrarem na Guerra. Só estava faltando a URSS, e então em 1941 a Alemanha invadiu a União Soviética rompendo com o pacto de não agressão, assim eles adentraram na batalha contra o Eixo. 


Então está formado, de um lado o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e do outro os Aliados (Estados Unidos, União Soviética, França e Inglaterra). Por ser uma Guerra Mundial entende-se que está acontecendo revoltas, batalhas em praticamente todos os continentes e isso é verídico, além da Europa e da Ásia também estava rolando guerras na África, as chamadas guerras de independência e no Oriente Médio (sub-região da Ásia) com a independência da Índia, que viria a se firmar em 1947. 


Com a invasão alemã a Rússia, começou a dificultar a guerra para eles, pois além da extensão territorial da Rússia ser a maior comparado aos outros países o frio também era agudo, com termômetros marcando -40 graus Celsius. O cenário da Alemanha era o seguinte: no ocidente estava guerreando com os EUA, Inglaterra e França e no Oriente estava lutando contra a URSS. 

Principais batalhas da Segunda Guerra:

1. Batalha de Midway: foi um conflito aeronaval que ocorreu no ano de 1942 entre os Estados Unidos e o Japão travado no oceano Pacífico 


2. Batalha de Guadalcanal: conflito que ocorreu entre 1942-1943 pelas forças aliadas contra o império japonês. 


3. Batalha de Stalingrado: conflito que ocorreu na Rússia, na cidade natal de Stalin (ditador socialista). Ocorreu entre as forças da Alemanha e da URSS, ocorreu entre 1942-1943 deixando mais de 20 milhões de pessoas mortas. Foi considerada uma das mais importantes batalhas, pois foi a partir desse momento que se inicia a derrota alemã no Oriente. 


4. Dida D: ocorreu em 1944, quando os aliados desembarcaram a Normandia derrotando o exército alemão no Ocidente.

Guerra já se caminha para o fim:

A Alemanha já estava se rendendo, pois perdera a guerra tanto no Oriente quanto no Ocidente e então no dia 30 de Abril de 1945 Hitler se suicida juntamente com a sua esposa. Na Itália os aliados já haviam invadido e tirado Mussolini do poder, instaurando um governo pró aliados, tempos depois matam Mussolini na Itália. O último país que se rendeu foi o Japão, porém os Estados Unidos estava ministrando um projeto secreto, conhecido como Projeto Manhattan, no qual realizava pesquisas e desenvolvimentos de bombas atômicas, sendo assim em 1945 as bombas foram lançadas em Hiroshima e Nagasaki, fazendo com que o Japão se rendesse. Com isso, no dia 2 de Setembro de 1945 estava terminando ali a Segunda Guerra Mundial.



Curiosidades:

O Brasil foi o único país da América Latina que lutou diretamente na Segunda Guerra. Em 1942 / 1943, Getúlio Vargas enviou soldados da FEB (Força Expedicionária Brasileira) para combaterem com o Eixo, em uma batalha na Itália. 


Os Estados Unidos foi o país que mais se beneficiou da Guerra, saiu com uma alta tanto economicamente quanto politicamente, se tornando a principal potência capitalista. Pós a Guerra, investiu fortemente na reconstrução da Europa, no que chamamos de Plano Marshall, sendo um aprofundamento da doutrina Truman.
Criação da ONU (Organização das Nações Unidas) em 1945 nos Estados Unidos, com o intuito de substituir a Liga das Nações e instaurar a paz mundial. A partir disso, a ONU criou o Estado de Israel na região da Palestina em 1948, como forma de recompensa aos Judeus pós o episódio do holocausto implantado pela política nazista. Porém guerras árabes - israelenses começaram a emergir.
o Julgamento de Nuremberg: elaborado pelos aliados pós Guerra para julgar de forma direta as ações nazistas no período da Guerra. 

Conclusão:

Com o final da Segunda Guerra, duas potências começaram a emergir, sendo elas: Estados Unidos (modelo capitalista) e a União Soviética (modelo socialista). Com a queda da Alemanha se inicia uma corrida armamentista para ver quem chega primeiro a Berlim e impõe sua ascensão perante os outros. Esse episódio ficou tão marcado que em 1961 se inicia a construção de um muro, no qual a parte Leste de volta ao poder da URSS e a Oeste aos EUA. Isso só foi se dissolver quando a Guerra Fria entra no seu estágio final, no início da década de 90.



Guilherme Pinheiro – Professor de História

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال