Grécia Antiga - Período Minóico

A civilização Grega e Suas Origens


Knossos

História

Segundo os arqueólogos atuais, a origem da civilização grega remonta à ilha de Creta, onde se constituía uma civilização centrada no palácio do “Rei” Minos, em Cnossos e regida por ele na sua vida social. Na cidade, era feito comércio através de trocas. A capacidade e destreza do povo minóico na navegação e técnicas de construção naval, permitiam-lhes percorrer longas distancias pelo mar, trazendo e levando objetos de muito longe, influenciando e sendo influenciados por povos como os egípcios entre outros.

O palácio de Minos, sede do império cuja evolução curiosa pela sua antiguidade, beleza e capacidade de seus construtores, data de 1500 a.c., e é uma obra considerável da arquitetura, atualmente estudado por especialistas em construção, nota-se uma serie de fatores, um deles é que, esta construção possuía uma estrutura feita de vigas de madeira de maneira que, dispostas entre si, funcionavam como uma especie de amortecedor, dando flexibilidade à construção, constituída quase que inteiramente de pedra, isso ajudava a não quebrar a estrutura durante os constantes tremores de terra que ocorriam na região. Podemos também observar, o tamanho do palácio com seu labirinto de 1500 cômodos e suas pinturas que conservam cores vivas ainda hoje e estas são certamente, grandes obras da arquitetura antiga.


Da mesma maneira que seus contemporâneos egípcios, em creta, onde estavam localizados os minóicos a religião e a vida cotidiana eram muito próximas, onde, símbolos sagrados podiam ser encontrados em quase todos os ambientes. A arte também exprimia temas religiosos, e era dedicada aos deuses. No âmbito politico, o Rei era sumo filho dos deuses e o governante dos homens cuidava do Estado, sendo os sacerdotes responsáveis por cerimonias.

A grande civilização cretense ou mais conhecida como Minóica, teve seu fim, por volta de 1450 a.c., e deixa duvidas em ralação aos motivos deste acontecimento, alguns especialistas tanto em história quanto em arqueologia, divergem em ralação a suas teorias, portanto temos duas formas de explicar sua destruição como civilização. 

  • Uma delas, considera que existiu, nesta época uma grande erupção vulcânica que acabou com a cidade deixando-a sobre escombros e fumaça. Desta maneira mesmo que tudo não tenha sido destruído  deixou as cidades a merce de invasões das diversas tribos que viviam na região, como por exemplo, os micênicos.

  • A outra teoria diz que a cidade foi conquistada pelos micênicos e não conseguiu nunca se reerguer, desaparecendo em 200 anos, a verdade e que ainda há de se descobrir muito, mais a erupção de fato existiu, e já foi provada. 

A maioria dos livros já incluiu estes acontecimentos em suas paginas, o resultante destes eventos é a dominação da civilização minoica pelo Micênicos, que vão constituir um grande império, com grande capacidade de construção naval, levando sua cultura através dos mares, e consequentemente o desenvolvimento de sua arte, cerâmica, assim como a propagação de sua linguá, seus mitos e cultura.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال