Grécia Antiga - Os gregos antigos e seu legado


Mapa Físico - Grécia Micenica.


Iniciando essa pequena série de artigos sobre a Grécia, gostaria fazer algumas considerações importantes, que devem ser cuidadosamente analisadas para uma boa compreensão do tema. O termo Grécia não é de autodenominacão dos gregos, ou seja, esse nome não é um nome originário dessa civilização, pelo qual eles mesmos se conheciam e sim o nome atribuído pelos romanos, anos mais tarde de seu período áureo, durante a decadência e a sua superação pelos romanos , e é assim que os conhecemos hoje, com uma denominação latina, originaria dos romanos. Eu considerei este termo para a melhor compreensão, sendo que o nome pelo qual eles se conheciam era Helenos, provenientes da Hélade. Outra coisa é a dificuldade de entende-los pela sua diversidade cultural, e sua territorialidade, que se estendeu por milhares de Km.

Sua cultura, costumes, política e arte é o que os definem, pois são provenientes de vários outras povos mais antigos e de varias áreas geográficas, cada um deixou seus traços na cultura. Sabendo disso, fica mais fácil de tentar compreende-los e entender o seu legado no presente.

Os gregos

Dentre as grandes civilizações da antiguidade podemos destacar os gregos que deixaram um legado considerável de liberdade, sobretudo a liberdade de pensamento, iniciando a cultura filosófica ocidental, baseada no pensamento racional das coisas. Alem da filosofia, eles fundaram a democracia (demo=povo e kracia=governo), através de assembleias, onde os homens conseguiam tomar as decisões por meio da discussão, expondo suas opiniões e discutindo-as.

O mundo, segundo o pensamento grego, era regido por leis naturais, e estas nada tinham a ver com caprichos de deuses e sim com fenômenos explicáveis através da investigação sistemática, conceito do qual foram eles os fundadores.

O “mundo grego”, teve inicio por volta de 1500 a.c., e ao longo do tempo foi evoluindo em poder e influência, durante seu apogeu ocupava uma posição muito importante, dominando varias cidades entre a Grécia o Egito e o Hindu Kush, a sua influencia e o seu poderio militar se deram pela grande rede de rotas marítimas para uso comercial e militar, que podemos definir como um dos fatores decisivos que os levaram a estender seu império ao longo de muitas léguas. Suas fases são descritas aqui como parte de um produto final que é a cultura grega e seu legado que se estende ate os dias de hoje.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال