Das oficinas artesanais à manufaturas e o surgimento do capitalismo durante a Revolução Industrial

Este texto aborda a evolução da produção manual desde a era pré-feudal até o surgimento do capitalismo moderno. Começa descrevendo as oficinas artesanais independentes e o papel do artesão proprietário dos meios de produção na produção de bens para uma clientela local. Com o tempo, o aumento da demanda levou ao surgimento do comerciante de mercadorias e, posteriormente, à manufatura, que substituiu a produção artesanal. As mudanças na estrutura do sistema feudal, como o aumento da população nobre parasitária nos feudos e o desenvolvimento das cidades e do comércio, levaram ao êxodo do campo para a cidade, fornecendo mão de obra necessária para o aumento da produção. A junção de tudo isso foi crucial para o surgimento do capitalismo como o entendemos hoje, um sistema de produção em larga escala baseado em grandes indústrias com o comércio distribuindo matérias-primas e produtos acabados em larga escala e de maneira mundial.

Ilustração de várias ferramentas utilizadas em ofícios artesanais, incluindo pincéis, tesouras, agulhas, fios, martelos e serras.
Ilustração Ofícios Artesanais



Introdução

O trabalho manual sempre existiu e existe até hoje, sua hegemonia foi durante o século XVII, e dentre as formas “pré-feudais” de organização as mais antigas eram oficinas artesanais independentes, onde a produção era no domicilio do artesão, urbano ou rural.

Ofcinas Artesanais

O artesão era proprietário do meio de produção e trabalhava para uma clientela local, com o crescimento do mercado e o aumento da demanda, ele passou a ter contato com o comerciante de mercadorias, que através do mercado e sua mobilidade oferecia a matéria prima e vendia o produto acabado para quem o consumia.O ritmo de produção era de acordo com o interesse e a habilidade do artesão, não havendo divisão de trabalho, que por isso era qualificado, ou seja, ele precisava saber fazer o produto completamente, dês do inicio do possesso de fabricação até o fim.

As oficinas artesanais até o século XVII tinham estas características. O aumento da demanda de produtos durante o período chamado de revolução industrial (século XIX), gera o aumento da demanda de fabricação e em função disso surge uma outra hegemonia fabril para viabilizar a fabricação em maior escala, a da manufatura.

As Manufaturas no contexto de seu surgimento

A manufatura se caracteriza por uma produção em oficinas, com horários fixos e supervisões, o trabalhador não é mais dono dos meios de produção e vende seu trabalho. Mas ritmo de produção ainda é dado por ele. Sendo assim na manufatura a produção é desqualificada, (o trabalhador não faz o produto até o fim). Mas há um aumento na produtividade.

Para que ocorressem estes aumentos, precisou-se ter gente para produzir e para consumir nas cidades, para isso acontecer escorreram mudanças na estrutura do sistema feudal que era agrário, ou seja, no campo, estas mudanças acabam por leva-lo ao seu fim, as mais importantes estão descritas abaixo.

  • - o aumento da população nobre parasitária nos feudos;
  • - o aumento das extravagâncias dos nobres.(guerras e violência);
  • - o aumento da população errante.(Aumento da criminalidade)
  • - os maus tratos dos senhores para com os servos na busca de meios de aumentar sua receita.
  • - o desenvolvimento das cidades e o do comercio.(oferecendo liberdade, emprego, e melhoria da condição social).

Estes fatores levaram ao êxodo do campo para a cidade fornecendo mão de obra necessária para o aumento da produção, aumentando também a demanda de produtos, em função do comercio com as rotas comerciais.

E a junção de tudo isso foi o causador crucial para o surgimento do capitalismo mais tarde como o entendemos hoje, um sistema de produção de grande porte, baseado em grandes indústrias com o comércio distribuindo matérias primas e produtos acabados em larga escala e de maneira mundial.

Em resumo o processo foi:

  1. A evolução das oficinas artesanais até a manufatura: mudanças e características da produção.
  2. O fim do sistema feudal: fatores que levaram ao êxodo do campo para a cidade e o surgimento da mão de obra necessária para o aumento da produção.
  3. A transição para o capitalismo: como a manufatura contribuiu para o surgimento do sistema de produção em larga escala e distribuição global de produtos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال