Sociedades de insetos e a utopia socialista: um estudo comparativo

Imagem de abelhas trabalhando em uma colmeia, produzindo mel em favos de cera.
Abelhas Trabalhando - Ilustrativo

Este artigo explora as sociedades de insetos, como abelhas, formigas e cupins, que possuem muitas semelhanças com o socialismo humano. Nestas sociedades, todos os indivíduos possuem funções específicas que servem ao coletivo, não há individualismo e tudo serve ao bem comum. No entanto, apesar do sucesso dessas sociedades, é impossível instalar uma "mente coletiva de abelha" na sociedade humana, pois os seres humanos possuem individualidade e são imprevisíveis. O controle total para alcançar a igualdade totalitária tem se mostrado impossível, talvez os socialistas devessem estudar mais as sociedades de insetos.

A estrutura social das abelhas, formigas e cupins

Sociedades de insetos guardam muitas semelhanças com o socialismo humano, nestas sociedades, todos os integrantes possuem funções específicas, que servem ao coletivo, seguem à uma rainha( o socialismo não é monárquico) , a governante total, são todos iguais entre si, são estéreis e portanto não podem ter a prole, sem a família, que desestabilizaria o sistema, os filhotes são criados pela colmeia (que faz o papel do "estado"), não há individualismo, tudo serve ao coletivo, em prol da comunidade, os indivíduos dão à vida por ela.

A impossibilidade de uma "mente coletiva de abelha" na sociedade humana

No caso de algumas abelhas, em comunidades de até 50 indivíduos pode ocorrer da rainha não produzir mais feromônios inibidores, e assim algumas fêmeas gerarem prole, neste caso a rainha as mata imediatamente, gerando revolta das "mães" que atacam a rainha, matando-a e proclamando a "revolução" do “abelhariado”!!

Nas abelhas européias isto não ocorre, pois todas são estéreis, o maior perigo são ameaças externas de inimigos que desejam seu mel, que defendem de forma suicida.

As formigas também tem sociedades igualitárias, porém existem variações , há sociedades de formigas escravagistas (escravizam outras formigas), formigas guerreiras( formam filas gigantescas atacando o que tiver pela frente, são "bárbaras" vândalas), fazendeiras, coletoras, invasoras de propriedades alheias, etc

Os cupins possuem castas, alguns são soldados, outros, operários, há uma rainha e um rei, nas outras sociedades de insetos os machos só servem para a reprodução depois são descartados (sonho das feministas, uma sociedade matriarcal de clones descerebradas) Os cupins são cegos, e excelentes construtores, proporcionalmente melhores que os humanos. Apesar de serem sociedades bem sucedidas tendo suprimido por completo a individualidade e liberdade dos indivíduos, demonstram para nós humanos o seguinte: a igualdade é incompatível com a liberdade, quanto mais igualdade menos liberdade se terá.

Existem outras sociedades "coloniais" , entre mamíferos há colônias de ratos-toupeira com rainha, soldados e operários inclusive, porém os machos estão presentes e copulam com a rainha, única fêmea reprodutora( outra sociedade matriarcal feminista), a rainha insere um feromônio supressor de reprodução em sua urina despejada num único banheiro feminino, impedindo as ratas-toupeiras de terem prole mantendo a governança da colônia.

Limites da aplicação das estruturas sociais de insetos à sociedade humana

Apesar do "sucesso" dessas sociedades, é impossível na sociedade humana instalar uma "mente coletiva de abelha" ou algo parecido. O filme Formiguinha Z faz uma analogia divertida da sociedade das formigas e a nossa, demonstrando que os seres humanos possuem individualidade, NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM, humanos são solidários mas também são egoístas, altruístas ou gananciosos, possuem características e talentos diferentes, enfim são ambíguos, imprevisíveis, portanto não são capazes de serem totalmente comunitários (O "Homo faber" que Marx sonhava) mesmo em prol de uma comunidade, já é difícil criar e coordenar uma cooperativa, imagine um país inteiro!!

A individualidade humana e sua incompatibilidade com a "mente coletiva de abelha"

A única forma é um controle total aos moldes de 1984 de George Orwell, suprimindo as vontades, emoções, desejos de todos para melhor controla-los, felizmente para os amantes da liberdade individual mesmo após vários fracassos comunistas e nazistas, o controle total rumo a uma sociedade igualitária TOTALITÁRIA tem se mostrado impossível de ser obtido, talvez os socialistas devessem estudar mais abelhas, formigas e cupins!!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال