A Guerra dos Cem Anos - Surgimento da Idéia de Nação - Sec.XIV e XV - (1334 à 1452)

A Guerra dos Cem Anos foi um conflito complexo e multifacetado que moldou a história da Europa e do mundo. Ela fortaleceu a França como uma nação unificada e poderosa, enquanto enfraqueceu a Inglaterra. A guerra também foi responsável por despertar um sentimento nacionalista na França, que culminou na liderança inspiradora de Joana D'Arc e na formação de uma identidade nacional forte.

Colagem de pinturas das batalhas da Guerra dos Cem Anos, com imagens de La Rochelle, Agincourt, Patay e Orleans.
Colagem de pinturas representando batalhas da Guerra dos Cem Anos. No sentido horário, a partir do canto superior esquerdo: La Rochelle, Agincourt, Patay, Orleans.

Contextualização

Além da disputa pelo trono francês e pela região de Flandres, a Guerra dos Cem Anos também teve outros fatores que contribuíram para o conflito. Entre eles, destacam-se as rivalidades comerciais, a expansão territorial e a influência religiosa. A guerra teve um impacto profundo na economia e na sociedade dos países envolvidos, deixando marcas que durariam décadas após o fim do conflito.

Apesar de a França ter saído vitoriosa da guerra, ambos os países sofreram perdas significativas. A Inglaterra perdeu grande parte do território que havia conquistado na França e sofreu um declínio econômico e político que a deixou em segundo plano em relação à França e outras potências europeias. Já a França emergiu como uma nação unificada e fortalecida, com um rei poderoso e uma população orgulhosa de sua identidade nacional.

Um dos aspectos mais marcantes da Guerra dos Cem Anos foi o surgimento de líderes inspiradores, como Joana D'Arc. Ela foi uma figura chave na guerra, liderando tropas francesas e ajudando a consolidar o sentimento nacionalista que emergiu na França durante o conflito. Sua morte trágica na fogueira, acusada de bruxaria, tornou-se um símbolo de resistência e inspiração para muitos franceses, contribuindo para a formação da identidade nacional francesa.

Em Resumo:

A chamada "Guerra dos cem anos" foi uma longa luta entre França e Inglaterra, cuja origem pode ser encontrada se estudarmos duas causas, que são: A pretensão do Rei Eduardo III para tomar o trono da França e a disputa ferrenha sobre a região de Flandres.

A guerra fortaleceu o poder da realeza francesa por vários motivos. Dentre eles, a conquista de feudos do rei inglês que estavam em território francês. Outro fator importante, foi o enfraquecimento da nobreza, que viu seus feudos serem repassados ao poder do Rei por não conseguirem mantê-los produtivos durante o conflito. Mas o fator mais importante, foi o despertar de um sentimento nacionalista nunca antes visto tão forte na França.

Com a França em perigo durante a guerra, eis que surge Joana D'Arc, mulher de fibra, que organizou um exército de combatentes que lutavam pelo Rei e não por clâns feudais. Nesse momento é que o sentimento nacionalista ganha mais peso, pois os franceses passam a lutar pelo Rei e pelo pais e não apenas por interesses locais. A idéia de nação estava finalmente lançada e foi o grande acontecimento ideológico da guerra dos cem anos.

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال