Reforma Protestante, Inglaterra 1645 - Oliver Cromwell - Morte ao Rei - Filme

Morte ao Rei - To Kill a King - 2003

O filme conta sobre a reforma protestante inglesa finalizada por volta de 1645, que resultou na execução do rei Carlos I, culpado segundo votação do parlamento por suas técnicas pitorescas de convencer os membros a cooperarem com suas idéias através de suborno e jogos políticos.

Carlos I por ser um rei católico autoritário e usar seu poder sem qualquer limite apoiado na teoria do direito divino, acabou que antecipando um processo de reforma na Inglaterra que vinha sofrendo com os seus impostos e tirania.

Com finalidade de criar receitas e guerrear na escócia para unificar o território britânico e escocês em um só reinado, com uma só religião, Carlos I não não media sua autoridade e tirania, suas pretensões pagas com sangue dos servos e suas ordens de execução foram o motivo pelo qual a reforma foi iniciada, encabeçada por Oliver Cromwell em uma união de nobres insatisfeitos e burguesia mercante emergente, que a tempos estavam sendo prejudicados por sua conduta.

Na época o parlamento britânico, não possuía uma unidade forte, ele era facilmente dissolvido e re-convocado caso o rei não concordasse com suas sugestões. Os membros do parlamento, tendo como objetivo principal arrecadar impostos e criar receitas para o rei revoltaram-se e levaram o povo do reino a se voltar contra seu rei numa situação de constantes derramamentos de sangue somado as guerras para unificar a Inglaterra. O poder político do rei foi desarticulado pelos reformistas e as tropas reais perderam a guerra para as tropas de Oliver Cromwell liderando os reformadores, com a ajuda do comandante Thomas Fairfax.

Os reformadores, burguesia mercante e nobreza, conseguindo se sair vitoriosos junto ao povo, levaram o rei a tentar uma fuga desesperada, sendo capturado posteriormente pelo exercito descontente que a tempos não recebia pagamento.

Em decorrência a esses eventos abre-se um processo aproximadamente em 1648, para apurar os crimes de abuso de poder e suborno por parte do rei que em 1649 é executado, culpado por traição tornando a Inglaterra o primeiro pais a derrubar o "absolutismo tradicional" e adotar um parlamentarismo onde a figura do rei perdeu seu caráter político, deixando ao parlamento as decisões políticas. O rei passa a ter seu poder limitado.

O filme expõe o momento do desfeche da reforma, que vinha ocorrendo a anos, é uma história muito interessante, o cenário muito bem caracterizado e de uma forma clara nos mostra a imagens do rei Carlos I da nobreza que o apoiava e dos reformadores, e principalmente mostra o que foi o inicio da afirmação política do parlamento inglês que unificou o poder de tomar decisões apoiado pelos reformadores.

Uma qualidade que talvez tenha ajudado essa unificação, que é a característica territorial da Inglaterra, que por ser uma "ilha", ajudou a unificação e cooperação entre os membros da burguesia mercante.

Outro fator importante mostrado no filme foi o desequilíbrio gerado pela morte do rei, onde a Inglaterra é transformada em uma ditadura por Oliver Cromwell, depois de sua morte, volta a ser uma monarquia, mas dessa vês com o poder do rei dissolvido.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال